Lúcia Maria de Almeida Gadelha de Lima




Lúcia Maria de Almeida Gadelha de Lima nasceu na comunidade de Água Suja, no município de Tabuleiro do Norte-CE, no dia 22 de novembro de 1956.
Filha de Hilário Domingos de Almeida e Maria Lourdes de Almeida, foi a oitava de um total de doze filhos.
Em 1960, sua família fixou residência na Rua Cel. Pio Gadelha, na sede do município de Tabuleiro do Norte, onde iniciou sua vida escolar.
Estudou no então Grupo Escolar Avelino Magalhães e posteriormente no Colégio Nossa Senhora das Brotas, onde desenvolveu seu espírito esportivo em diversas modalidades, por meio da participação em jogos interclasses e em olimpíadas regionais.
Cursou Licenciatura Plena em Geografia, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, na vizinha cidade, Limoeiro do Norte. Essa formação lhe assegurou a oportunidade de ingressar na carreira docente, sendo contratada para a rede estadual, na qual atuou também como diretora escolar, quando despertou, a partir do testemunho das mais diversas situações, para a necessidade de seu compromisso com o trabalho social.
Em 30 de junho de 1981, casou-se com o jovem José de Deus de Lima, construindo com ele uma família, ao longo de quase quarenta anos de seu matrimônio, deixando o importante legado de uma família sólida - dois filhos, Daniella e Daniel, e os netos, Anny Sophia, Henry, Samuel e Lara.
Com a aposentadoria, em 2006, sentiu o desejo de engajar-se na comunidade católica. Atuou como catequista, fez parte da Pastoral Carcerária e foi membro atuante no Encontro de Casais com Cristo.
Na Maçonaria, atuou com veemência no Clube das Acácias e participou da fundação do Bethel Princesas da Acácia, no qual atuou como Conselheira.
Foi iniciada na Ordem da Estrela do Oriente, no dia 04 de fevereiro de 2012, no Capítulo Grande Ceará, em Fortaleza. No Capítulo Vale do Jaguaribe nº 37, assumiu o cargo de Digna Matriarca durante a Gestão 2015, tendo como Digno Patriarca seu esposo José de Deus de Lima.
Amante fervorosa dessa Ordem, Lucinha, ao lado de seu esposo Zé de Deus, e contando com a colaboração de muitos irmãos, não mediu esforços e trabalhou fervorosamente pela criação do Capítulo Heroínas da Acácia, que foi instituído em 22 de novembro de 2022, data alusiva ao seu aniversário de nascimento.
Partiu para a casa do Pai em 08 de junho de 2021, deixando como marca registrada o companheirismo e a solidariedade, provando que a vida é o espaço de acreditarmos no próximo e sermos protagonistas na luta por um mundo melhor.


Página Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário