terça-feira, 25 de abril de 2017

A ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE


 

       "A Ordem da Estrela do Oriente foi fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (USA) sendo uma das mais sólidas instituições existente no mundo e ligada à Maçonaria Universal.
        É uma organização considerada Paramaçônica, instituída com a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.
         Dela fazem parte mulheres de bons princípios e valores espirituais, bem como homens, necessariamente Mestres Maçons. Não é uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma “maçonaria mista ou feminina”. Tem como propósito, através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar qualidades morais e espirituais, edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. As reuniões são realizadas em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares" (http://grandecapitulosp.com/a-ordem-da-estrela-do-oriente/)
         A Ordem da Estrela do Oriente chegou ao Ceará em 20 de agosto de 2011, com a fundação do Capítulo Grande Ceará, em cuja oportunidade foram iniciados na Ordem da Estrela do Oriente os irmãos Francisca Glaubia de Oliveira Paiva e Sérgio Deni de Sousa Paiva.      
         No dia 02 de fevereiro de 2012, foram iniciados no Capítulo Grande Ceará os irmãos Lúcia Maria de Almeida de Lima, Maria Elce Nunes, Francisca Zuleide de Oliveira Sousa (Leleda), Francisca Janieires de Almeida de Sá, Maria Ilnair Andrade Gomes(04.02.2012), Sandra Maria Maia Martins Belmiro, Maria Gorete dos Reis Lima, Valderi Moreira de Lima Filho, Weslia Mara Noronha Maia Maurício, Zélia Gusmão Ferreira, Solange Dagmar Rocha F.Santiago, Henrique Agostinho Santiago, Francisca Freire de Araújo, Francisco José Gomes da Frota, Higina Francelina de Alencar e Maria Gracia de Alencar, os quais, tendo à frente os irmãos Francisca Glaubia de Oliveira Paiva e Sérgio Deni de Sousa Paiva, e juntamente com os irmãos Abel Ferreira Lopes e Maria de Fátima Lima Machado, iniciados na Ordem no dia  08 de novembro de 2012, viriam a fundar, em Limoeiro do Norte, o Capítulo Vale do Jaguaribe.
 


                                                                                                                                   Início da Página